Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

Histórico

Por volta de 1727, um grupo de bandeirantes, chefiados por Sebastião Leme do Prado. Localizaram a ocorrência de ouro em um dos afluentes do Rio Fanado que, por essa razão, recebeu o nome de Bom Sucesso. A notícia de grandes jazidas atraiu os faiscadores. Entre o Rio Fanado e o seu afluente Bom Sucesso, formou-se o primeiro núcleo populacional, em torno de uma capelinha, erigida em homenagem a São Pedro. Assim nasceu o Arraial de São Pedro do Fanado, que rapidamente prosperou, recebendo, dois anos depois, o título de Vila do Bom Sucesso do Fanado de Minas Novas.
Sebastião Leme do Prado estava comissionado pelo Governador de Minas Gerais como guarda-mor das terras minerais que foram descobertas. Entretanto, seguindo orientação de seus primos, Domingos e Francisco Dias do Prado, líderes em Itacambira, preferiu comunicar a descoberta do Bom Sucesso ao Governador da Bahia, embora as divisas entre essa Província e a de Minas Gerais já estivessem definidas pelo Rio Verde, desde as nascentes até a foz.
Assim que o Governador da Bahia e Vice-Rei do Brasil recebeu o manifesto, apoderou-se das terras e comunicou sua atitude ao Rei, que mandou estabelecer uma intendência na região onde o ouro era quintado.
A rápida prosperidade de Minas Novas provocou protestos da população, que passou a exigir uma justiça mais próxima. Reconhecendo a procedência das reclamações, o Conselho Ultramarino, em 1730, sujeitou a Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Minas Novas à comarca do Serro, que passou à vinculação jurídica de Minas Gerais permanecendo, entretanto, subordinada à Bahia nos planos administrativo, militar e eclesiástico. Com a criação da comarca de Jacobina, no sul da Bahia, Minas Novas ficou temporariamente sob sua jurisdição.
Gomes Freire de Andrade representou, então ao Governo Real contra o ato de transferência alegando, entre outras razões, a existência do garimpo clandestino de diamantes e os descaminhos deles e do ouro, já que o Intendente Geral, residindo no Tijuco, quase não tinha meios de reprimir os abusos. Suas decisões, para receberem o beneplácito do Governo da Bahia, tinham de percorrer duzentos léguas de distância, ao passo que as autoridades de Serro estavam a menos de quarenta léguas do local.
Acrescia, ainda, a circunstância de o distrito diamantino estar localizado, parte em território baiano e parte no mineiro. As justificativas do Governador, aliadas à conveniência de se alargar o âmbito de Minas Gerais, para os efeitos da derrama, concorreram para a Resolução Ultramarina, que mandou incorporar o território de Minas Novas à comarca do Serro e ao Governo da Capitania de Minas Gerais.
O período de prosperidade foi relativamente curto. À medida que se esgotavam as reservas auríferas e de pedras preciosas, operou-se um gradativo esvaziamento populacional. Os habitantes passaram a ocupar-se, então, da lavoura de subsistência e da criação de gado.
Dispondo de terras propícias à cultura do algodão, a antiga Vila do Fanado se converteu, em fins do Século XVIII e início do XIX, em centro de exportação de algodão em rama, de cobertores e de outras confecções de tecidos grossos. Entretanto não só o algodão era de boa qualidade. A seda que se produzia, longa e macia, era apreciada nos grandes mercados europeus, segundo afirma Saint-Hilaire, que visitou a Vila em 1817.
Tendo em vista o surto de progresso da região e as dificuldades administrativas daquele vasto interior, em 1856 foi proposta ao parlamento do Império a instituição da província autônoma de Minas Novas, elevando-se a cidade à categoria de capital. A nova província abrangeria a comarca mineira de Jequitinhonha e as comarcas baianas de Porto Seguro e de Caravelas. Não chegou, entretanto, a ser instituída.
A construção da Estrada de Ferro Bahia-Minas Gerais, no final do Século XIX, trouxe uma nova alternativa de crescimento. Como o ramal Filadélfia-Minas Novas não foi executado, a região ficou na dependência das estações de Teófilo Otoni e de Diamantina (esta da Estrada de Ferro Central do Brasil) para escoar seus produtos agropecuários, entre os quais se destacavam os de origem bovina, o açúcar, o algodão, o toucinho e a aguardente.

Gentílico: minas-novense ou fenadeiros

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas do Fanado, por Alvará de 1728.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso das Minas do Fanado na Capitania da Bahia em 02-10-1730. Instalado em 02-10-1730. Incorporada a Comarca de Serro em 10-05-1757.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Minas Novas, pela lei provincial nº 163, de 09-03-1840.
Pela lei provincial nº 184, de de 03-04-1840, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Nossa Senhora da Piedade e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei provincial nº 472, de 31-05-1850, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Chapada e anexado ao município Minas Novas.
Pela lei provincial nº 910, de de 14-09-1858, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Sucuriú e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei nº 1163, de 16-09-1870, o distrito de Nossa Senhora da Conceição de Água Suja e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei provincial nº 2145, de 29-10-1875, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Veredinha e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei nº 2419, de 05-11-1877, o distrito de Nossa Senhora da Conceição de Água Suja passou a chamar-se Água Limpa.
Pela lei nº 2911, de 25-09-1882, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Caiçara e anexado ao município de Minas Novas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 7 distritos: Água Limpa ex-Água Suja, Chapada, Caiçara, Piedade ex-Nossa Senhora da Piedade, Sucuriú e Veredinha.
Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, os distritos de Piedade passou a denominar-se Turmalina e Água Limpa a chamar-se Berilo.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Minas Novas, Berilo ex-Água Limpa, Chapada, Caiçara, Sucuriú, Turmalina ex-Piedade e Veredinha.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Caiçara passou a denominar-se Caçaratiba.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 7 distritos: Minas Novas, Berilo, Caçaratiba ex-Caiçara, Chapada Sucuriú, Turmalina e Veredinha.
Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembra do município de Minas Novas os distritos de Turmalina, Caçaritaba e Veredinha, para formar o novo município de Turmalina sob mesma lei o distrito de Sucuriú passou a chamar-se Francisco Badaró.
Em divisão territorial datada de I-VII_1950, o município é constituído de 4 distritos: Minas Novas, Berilo, Chapada e Francisco Badaró ex-Sucuriú.
Pela lei estadual nº 1039, os 12-121953, é criado o distrito de Leme do Prado ex-povoado de Gomes e anexado ao município de Minas Novas.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Minas Novas, Berilo, Chapada, Francisco Barbaró e Leme do Prado.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.
Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Minas Novas os distritos de Berilo, Chapada do Norte ex-Chapada e Francisco Badaró todos elevados a categoria de municípios.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Minas Novas e Leme do Prado.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Minas Novas o distrito de Leme do Prado. Elevado a categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.
Pela lei nº , de , é criado o distrito de Baixa Quente e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei nº , de , é criado o distrito de Cruzinha e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei nº , de , é criado o distrito de Lagoa Grande de Minas Novas e anexado ao município de Minas Novas.
Pela lei nº , de , é criado o distrito de Ribeirão da Folha e anexado ao município de Minas Novas.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 5 distritos: Minas Novas, Baixa Quente, Cruzinha, Lagoa Grande de Minas Novas e Ribeirão da Folha.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica municipal
Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas do Fanado para simplesmente Minas Novas alterado, pela lei provincial nº 163, de 09-03-1940.

Fonte

IBGE